8 de março de 2010

AS MULHERES E O TARÔ

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi comemorado em 8 de Março de 1975 pelas Nações Unidas. Inspirado no movimento de protesto realizado pelas operárias de uma indústria têxtil, na cidade de Nova Iorque, em 1857. Estas operárias reinvidicavam a redução de sua jornada de trabalho e um salário mais justo. Entre os Arcanos Maiores do tarô encontramos dois fortes exemplos da personalidade feminina, a Papisa e a Imperatriz.


A Papisa representa a mulher receptiva que ao longo da vida aprendeu o dom do silêncio sem que isso a torne submissa ou dependente. Aliás, a Papisa aprecia demasiadamente sua independência e as relações estabelecidas em base de igualdade. É seletiva em seus relacionamentos e na escolha de seus parceiros e tende a ser muito discreta na manisfestação de seus desejos e sentimentos. Sábia, tem consciência de que não adianta revelar indiscriminadamente seus segredos e seus conhecimentos na vã tentativa de abreviar o aprendizado dos que estão ao seu redor. É muito difícil resitir aos encantos da Papisa e a sua sedução. Envolta de um ar de mistério que a torna enigmática e quase impossível manter-se distante de sua influência e da curiosidade que desperta.

Encontramos a Papisa nas mulheres que conhecemos e que preferem as relações proibitivas e que por alguma razão devam permanecer escondidas ou naquelas mulheres cuja evolução espiritual alcançou níveis elevados que conseguiram sublimar suas necessidades fisícas e mantém seus interesses direcionados ao aprendizado constante das questões relacionadas a alma, ao espiríto e ao auto conhecimento.
  
 A Imperatriz representa a condição da mulher moderna. Aquela que desempenha ao longo do dia todos os papéis com maestria. È a mãe dedicada, que proporciona o aconchego tanto nas palavras proferidas, no exemplo de sua conduta como na organização e na primazia com que mantém seu lar. É a mulher que apóia seu parceiro e que participa ativamente da sua vida, sem que isso signifique a renúncia de seus próprios objetivos. É a profissional criativa, objetiva e perseverante. Líder nata comanda a todos com diplomacia e sem fazer uso de um autoritarismo exarcebado.  É a mulher sensual que se preocupa com sua aparência, com seu bem estar e em se proporcinar momentos de prazer. Adora ser admirada e não se esquiva dos contatos sociais.

É o poder da comunicação. Sincera, espontânea e otimista comunica-se de uma forma eloquente e ágil, muitas vezes surpreendendo a todos com suas idéias ousadas mas que acabam por resultar positivamente. A Imperatriz apenas não suporta situações em que prevaleçam a mentira, as traições ou qualquer fato escuso. Em sua vida a verdade e a clareza é fundamental.